Método Montessori

18-10-2018

O que têm em comum o escritor Gabriel García Marques, o co-fundador da Google Sergey Brin, e o CEO da Amazon, Jeff Bezos? Todos eles são homens de sucesso, mas o que os une é o facto de terem sido educados segundo os princípios do método Montessori. 

Método Montessori é o nome que se dá ao conjunto de teorias, práticas e materiais didácticos criado ou idealizado inicialmente por Maria Montessori. 

Os seis pilares educacionais de Montessori são:

  1. Auto-Educação - Liberdade de Escolha
  2. Educação como ciência - O Universo como fonte de curiosidade
  3. Educação cósmica
  4. Ambiente preparado
  5. Adulto preparado
  6. Criança equilibrada

Todos os princípios do método Montessori devem funcionar em união, para que a criança se desenvolva de forma completa e equilibrada. É necessário compreender a criança para identificar nela os sinais da eficiência daquilo que lhe está sendo oferecido. De acordo com Montessori, "uma das provas da correcção do processo educacional é a felicidade da criança". 

Na pedagogia montessoriana, utilizam-se objectos desenvolvidos para "auxiliar a criança e facilitar-lhe a compreensão das inúmeras coisas que a envolvem"

O material didático é dividido em cinco áreas:

  • Exercícios de Vida Prática
  • Material Sensorial
  • Material de Linguagem
  • Material de Matemática
  • Material de Conhecimento do Mundo "Cosmo" (História, Ciências e Geografia)

Como escolher brinquedos Montessori para bebês de 0 a 1 ano? Esta é uma pergunta que muitos pais fazem quando querem oferecer aos seus filhos brinquedos que fomentem o desenvolvimento psicomotor e sensorial, bem como a criatividade. Em geral, os brinquedos montessori são feitos de madeira, vidro, metais pintados que não causem danos à criança.

Aqui ficam alguns exemplos de brinquedos inseridos no Método Montessouri:

  • Mobile para berço - Devem ser simples. Sem muitos estímulos ou música
  • Chocalhos de madeira - Possibilitam um tacto mais cálido que o de plástico. 
  • Instrumentos musicais - Matracas, tambores ou uma pandeireta
  • Brinquedos sensoriais - Há diversos formatos de brinquedos que trazem distintas texturas e também um espelho. São muito úteis para a criança experimentar os sentidos do tacto e da visão, sobretudo. 
  • Bolas sensoriais  
  • Livros de Pano  
  • Naninha/Dou-Dou para o bebê - São bons companheiros e costumam ficar com o cheiro da mãe e do bebê. É um bom brinquedo de transição, pois ajuda o bebê a sentir a mãe mais próxima nos momentos em que está sozinho. O melhor são as naninhas/dou-dou's que tragam elementos sensoriais, embora esses devam ser simples, evitando o excesso de estímulos. 
  • Brinquedos para o banho - São muito recomendados. Tornam mais divertida a hora do banho. São ideais os cubos para despejar água, os bonequinhos flutuantes, bolas...
  • Fantoches - São importantes para incentivar a criatividade. É verdade que um bebê não sabe manipulá-los, mas nós mesmos podemos usá-los e brincar com ele, fazendo vozes distintas e teatralizando.
  • Mordedor de silicone e madeira  - É ideal para quando começa a fase de dentição. Ao levar à boca, o mordedor ajuda a aliviar o desconforto, ajuda a massajar a gengiva. Além disso é um excelente estimulador sensorial.
  • Torres de construção ou de encaixe - Assim como os blocos, servem para construir as primeiras torres, embora o mais certo é que tirem aquelas que façamos nós. É apenas a partir dos 10 meses, segundo o ritmo de desenvolvimento de cada bebê, que se aprende a empilhar, a colocar e tirar objectos de uma caixa. Mas isso não impede que os brinquedos sejam apresentados antes e adquiram outras funções.

Pensando bem, e aprofundando o conhecimento deste método, chego à conclusão que os meus pais, na nossa altura já praticavam o Método Montessori, tanto comigo como com a minha irmã (possivelmente até o desconheciam, e brincávamos apenas com o que tínhamos). No entanto, a minha mãe sempre teve uma "queda" para os brinquedos de madeira e na sua maioria mais didácticos. Lembro-me de ter um livrinho de banho e blocos de construção em madeira. No que depender de mim e do Papá, o T. terá sempre o melhor que possamos dar. O melhor para ser feliz. O melhor para o seu desenvolvimento e conhecimento.

*Bola Sensorial - Toys R´Us

Foi o primeiro brinquedo oferecido ao Baby T. Uma bolinha cheia de cores, que vibra e tem música. Um brinquedo que visa estimular o tacto e a audição dos bebés. Faz com que o T. se mexa mais e que procure ir de encontro a ela.


Amormentação - Blog
Todos os direitos reservados 2018
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora