A Saga dos Dentinhos

14-01-2019

O nascimento dos dentes do bebé, é um processo fisiológico no qual um dente em formação migra de uma posição intra-óssea, dentro dos maxilares, para uma posição funcional na cavidade bucal. Os primeiros dentes (decíduos) comummente chamados de dentes de "leite", ao romperem fazem com que a gengiva aumente de volume originando desconforto para o bebé.

O primeiro dente aparece, em média, entre o 4º e 10ª mês de idade, frequentemente no ponto médio da arcada inferior, ficando esta dentição completa por volta do 30º mês de vida do bebé.
Pode-se apontar uma ordem, mais vulgar, do rompimento dos primeiros dentes do bebé:

  • Incisivos,
  • Primeiros molares (por volta dos 12 meses),
  • Caninos (por volta dos 18 meses) e
  • Segundos molares (por volta dos 24 meses).

Contudo, no que diz respeito ao nascimento dos primeiros dentes do bebé, não há regras gerais para a fase de rompimento. Cada bebé tem o seu tempo de desenvolvimento e pequenas alterações não são motivo para alarme.

Andávamos preocupados porque até quse aos 9m o T. ainda não tinha nenhum dentinho. Para além de não querer gatinhar por nada neste mundo (até experimentámos meter comida à frente dele para ver se ele mexia aquele rabo, mas nada), não havia sinal dos dentinhos também. A minha mãe dizia que eu e a minha irmã tivemos o primeiro entre os 4m/5m, o Roberto no entanto, foi apenas aos 10m. Sai ao pai, de certeza 😆 pensei eu. Ora, pouco antes de completar os 9m, começámos a ter sinais de que viria aí o primeiro dentinho, (o meu mamilo esquerdo que o diga 😫). A chegada do primeiro dente, coincidiu com o facto do Baby T. ter ficado com uma bronqueolite. A médica avisou que era natural. O que não avisou, foi que era possivel que sempre que nascesse um dente novo, os sintomas seriam os mesmos. Febre, tosse com especturação, rabujisse e a necessidade de extra mimo. Tudo é bastante controlável, no entanto, a tosse deixa-o completamente k.o.

Temos tentado tudo, para que o desconforto dele seja o menor possivel, colocar coisas para ele morder no congelador (até já lhe fiz gelados), passar gel nas gengivas, hoje vamos esperimentar um medicamento homeopático chamado Camilia® .

Camilia® solução Oral é uma formula eficaz no tratamento da dor e dos sintomas associados ao nascimento dos primeiros dentes, em bebés com idade entre 4 mês a 2 anos. Vamos realizar o tartamento durante 3 dias e logo vemos como corre.

Mamãs mais experientes, dicas para ajudar nesta fase, alguém tem?


Amormentação - Blog
Todos os direitos reservados 2018
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora